domingo, 20 de março de 2011

Conheça um pouco sobre Ocara

Localização de Ocara no Ceará


Ocara é um município brasileiro do estado do Ceará. Sua população estimada em 2004 era de 22.485 habitantes.


Etimologia

O topônimo Ocara vem do tupi-guarani e significa palco, terreiro ou terraço de aldeia ou taba. Sua denominação original era Jurema e, desde 1943, Ocara[6].

História

A região entre os rios Choró e Piranji e a Serra do Cantagalo era habitada por índios como os Jenipapo, Kanyndé[7],[8], Choró, Jaguaribana e Quesito. Com a catequização realizadas pelos jesuítas junto aos índios da região, e a introdução da pecuária na época da carne seca e charque; e depois a implantação do café e algodão no final século XVIII, surgiram fazendas e núcleos urbanos, e Ocara foi um destes.

Geografia

Clima
Tropical quente semiárido com pluviometria média de 810 mm [9] com chuvas concentradas de janeiro à abril[10].

Hidrografia e recursos hídricos
As principais fontes de água são os riachos do Mulungu (afluente do Rio Choró); do Serrote e Juazeiro (afluentes do Rio Piranji); e diversas lagoas e açudes.

Relevo e solos
Em Ocara não se encontra grande elevações, mas sim dois serrotes: da Ocara (270 metros acima do nível do mar) e da Curupira (177 metros acima do nível do mar).

Vegetação
Caatinga arbustiva densa.

Subdivisão
O município é dividido em seis distritos: Ocara (sede), Arisco dos Marianos, Curupira, Novo Horizonte, Sereno de Cima e Serragem.

Economia

A economia de Ocara é baseada na agricultura e pecuária. Existem duas indústrias alimentícias.

Cultura

Os principais eventos culturais são as festas do padroeiro, Santo Antônio (13 de junho), Festa das Almas (1 de novenbro).

Política

A administração municipal localiza-se na sede em Ocara, foi considerada uma das melhores administrações do Brasil recebendo diversos prêmios e condecorações entre eles: Selo Verde, Prefeito Empreendedor, Melhores prefeitos do Brasil IBGV, Selo Unicef entre Outros.


ALGUMAS IMAGENS DE OCARA


Imagens do Município

Diversas ruas de Ocara, exibindo novo calçamento

Projeto A Horta nas Escolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...